Iniciativa
Para ser aberta em 2043
Cápsula do tempo é lacrada em solenidade do centenário do 9º BIMtz
Carlos Queiroz -
Quando o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9ºBIMtz) comemorar 200 anos de existência e 125 anos de atuação em Pelotas, uma cápsula do tempo será aberta com oito mensagens e a edição do dia 30 de outubro de 2018 do Diário Popular. Após um terço de século, os pensamentos e desejos de personalidades da cidade e do Exército, descritos em cartas lacradas, serão revelados às gerações futuras.
Na noite de terça-feira (30), diante da formação de 600 soldados, autoridades e familiares, a mesma cápsula - uma caixa de madeira com o nome de cada autor gravado em uma placa - recebeu os documentos e foi fechada para adormecer por 25 anos em uma redoma de vidro no Posto de Comando do Batalhão. "Vamos passar uma mensagem bonita do Brasil, de Pelotas e desse batalhão que tanto me orgulha", adiantou o comandante Militar do Sul, general de Exército Geral Antônio Miotto. Para ele, é uma satisfação participar de uma iniciativa como essa, porque as gerações futuras precisam saber do momento atual da cidade e do 9ºBIMtz. "A amizade das pessoas de Pelotas é marcante, é um povo ordeiro e trabalhador, além de ter uma cultura maravilhosa", elogiou.
Também participaram da iniciativa o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz (PTB), representando a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB); o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BDA INF MTZ), general Ernesto de Lima Gil; o antigo comandante da 8ª BDA INF MTZ, general Taceli Finamor Machado, o procurador de Justiça Militar de Bagé, Dimorvan Gonçalves Leite; o comandante do 9ºBIMtz, coronel Eduardo Holcsik; o vereador e deputado Estadual eleito pelo PSDB, Henrique Viana; e o adjunto do 9ºBIMtz, sub-tenente Paulo Antônio da Costa Ferreira. O editor-chefe do Diário Popular, Jarbas Tomaschevski, fez o depósito da edição do Diário Popular na cápsula.
O evento contou ainda com a entrega do diploma Amigos do Batalhão de outubro de 2018 a 14 pessoas que representam a sociedade civil e militar de Pelotas. A solenidade encerrou as comemorações do centenário do 9º BIMtz na cidade e dos 175 anos da unidade desde o seu surgimento, em 10 de janeiro de 1843, por um Decreto Imperial.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário